Como aumentar as vendas: 5 dicas fundamentais

[no_toc]Deseja aumentar as vendas e potencializar seus resultados? Listamos as 5 melhores dicas para aumentar vendas mesmo em momentos de turbulência. Confira agora!

como aumentar vendas 5 dicas para vendas

As vendas podem ser consideradas a alma de um negócio ou de uma empresa, sendo especialmente importantes para o funcionamento e o sucesso. Sem vendas efetivas e de qualidade, uma empresa tem seu potencial limitado, dificultando ou mesmo impossibilitando que ela continue a funcionar.

Para aqueles que lidam diretamente com a pressão do aumento de vendas, como os executivos e gestores de venda, esse elemento é ainda mais importante, sendo de grande valia a atualização e capacitação do profissional para lidar com as variações de humor do mercado, como as situações de flutuação cambial ou de crise econômica.

Se você deseja aumentar o sucesso de suas vendas; está buscando potencializar seus resultados; quer se manter atualizado e competitivo no mercado; ou mesmo está buscando por dicas e segredos para aumentar vendas mesmo em momentos de crise, este artigo foi feito para você.

Listamos 5 dicas para aumentar vendas e 3 segredos dos vendedores de sucesso, que permitirão a você saber como aumentar vendas mesmo na crise. Leia o post completo!

5 dicas de ouro para aumentar vendas

As vendas são a espinha dorsal de grande parte das empresas e, de uma forma ou de outra, todos os vendedores, gestores ou executivos de vendas são atingidos por momentos de dificuldade econômica ou de crise financeira, como a que é vivida atualmente pelo Brasil.

No entanto, existem profissionais capazes de superar essas dificuldades e complicações e potencializar seus resultados, buscando em capacitação, conhecimento e especialização de mercado as ferramentas necessárias para se destacar mesmo em momentos de dificuldade e de complicação no trabalho.

Para o profissional de vendas, que é um dos primeiros a sentir os efeitos da retração financeira, é fundamental estar atento a quesitos que tornam seu produto ou serviço um diferencial, fazendo com que este seja valorizado pelo consumidor como prioridade.

Visando auxiliar o profissional de vendas que deseja se destacar e potencializar seu desempenho, listamos 3 dicas para aumentar vendas, que você confere agora. Aproveite:

Dica 1 – Demonstre o valor de seu produto ou serviço

Os especialistas em treinamento de vendas de alta performance são categóricos ao afirmar que, em momentos de crise financeira, é fundamental que o profissional de vendas saiba demonstrar o valor de seu produto ou serviço, especialmente para empresas que comercializam serviços ou produtos que não são considerados “essenciais” em um momento de orçamento mais restrito.

É importante que o profissional saiba transmitir ao cliente que seu investimento terá retorno, utilizando-se da negociação e da exposição inteligente para demonstrar a necessidade da compra e despertar no cliente o desejo da aquisição, que pode estar dificultada pela situação financeira ou econômica.
vendedores aumentando vendas

Vale notar que esse tipo de abordagem exige maior habilidade e comprometimento por parte do profissional, que terá como desafios não somente vender seu produto, mas também fazer com que o cliente acredite que aquele serviço ou produto lhe é imprescindível naquele momento.

Também pode ser interessante saber como estreitar os laços de relacionamento com o cliente, visando realçar a importância de sua marca em seu dia a dia. Utilizar ferramentas de automação de marketing digital, como a RD Station, em conjunto com um CRM de Vendas, como o Ciapipe, para acompanhar e gerar novos clientes são boas opções para aumentar sua presença na mente e nas preferências de seu cliente.

Dica 2 – Diferencie-se do todo (não seja mais do mesmo)

Outra estratégia interessante e que é utilizada por vendedores e profissionais de vendas em todos os níveis é saber se diferenciar do todo, demonstrando empatia, atenção, cuidado e paciência com o cliente. Muitos profissionais de vendas, no afã da negociação, pecam por usar de estratégias e conceitos que são considerados clichês pelos clientes, mesmo que de forma indireta ou inconsciente.

Para o profissional que deseja aumentar vendas e potencializar seus resultados, é fundamental conseguir imprimir sua marca pessoal ao atendimento, para que o cliente se sinta importante e bem recebido. Todos os clientes desejam receber tratamento diferenciado e, muitas vezes, isso não exige grandes mudanças ou metodologias complicadas, mas apenas um pouco mais de sensibilidade.

Tomar por base o tipo de atendimento oferecido por estabelecimentos pequenos ou empresas familiares pode ser um bom ponto de partida para construir sua marca pessoal de atendimento. Neste tipo de negócio, por seus limites e dimensões, os profissionais de venda costumam lidar de forma mais cuidadosa, diferenciada e personalizada com seus clientes, o que aumenta sua satisfação e faz com que eles estejam mais dispostos a gastar, mesmo em momentos de crise.

Dica 3 – Aposte em treinamento e capacitação

Aprender nunca é demais e para o profissional de vendas que deseja aumentar vendas ou mesmo aumentar os resultados obtidos, a capacitação e o treinamento contínuos são parceiros de grande importância e que apresentam retorno quase que imediato.

fechamento de vendas

O despreparo no atendimento ou a falta de capacitação durante um processo de negociação ou de venda pode ser o diferencial entre fechar um grande negócio e ver seu cliente comprando com a concorrência. Além de fazer com que você perca oportunidades de negociação e efetue menos vendas, não estar preparado para atender as demandas de seus clientes também pode acarretar sua substituição em uma eventual reestruturação empresarial.

É possível potencializar os resultados ao buscar por ferramentas que o tornem um profissional mais capaz e diferenciado, já que isso poderá ser utilizado como fortalecedor nos momentos de negociação e também acarretará o fortalecimento da autoestima, fundamental elemento para o profissional de vendas de sucesso.

Dica 4 – Saiba vender sonhos ao invés de produtos

Quando pesquisamos a respeito do sucesso de grandes marcas, é possível acreditar que as empresas vendem apenas produtos. No entanto, ao analisar mais profundamente grandes marcas de luxo, como a Ferrari, a Maserati ou a Lamborghini, percebemos que as empresas vendem sonhos, ao invés de vender apenas produtos.

Ao criar uma reputação de excelência para seus produtos ou serviços, é possível fazer com que seus clientes se sintam realizados ao adquirí-los, o que agrega valor positivo em seu negócio e também permite que você explore elementos psicológicos de desejo, o que pode ser uma ótima vantagem contra a concorrência.

Também vale destacar que, ao vender sonhos, você é capaz de construir uma tática de precificação distinta daqueles que vendem “apenas” produtos, já que as pessoas são inconscientemente mais predispostas a adquirir um produto mais caro, mas que ofereça uma visão de realização pessoal, do que um produto mais barato, mas que não agregue conforto emocional em sua compra.


Dica 5 – Aprenda a fazer as perguntas certas

Uma dica de ouro para a negociação efetiva e que também permite construir rapport de forma mais eficaz com seu cliente é saber realizar as perguntas adequadas para cada ocasião. Saber o que perguntar e, mais do que isso, quando perguntar, pode ser o passo primordial para que você consiga converter uma pesquisa em venda.

Muitas vezes os clientes tem um propósito de compra em mente, mas estão abertos a serem conduzidos pelo vendedor, que deve saber fazer as perguntas certas para motivar e conquistar a confiança de seu cliente. Além disso, ao realizar perguntas certeiras e efetivas, o vendedor de excelência é capaz de conduzir o cliente a conclusões que lhe sejam interessantes, despertando seu desejo de compra.

Também vale dizer que as perguntas corretas, mais do que as respostas fornecidas ao cliente, é que farão com que ele se sinta bem tratado e interessado, potencializando os resultados. Aliar conhecimento técnico e profissional daquilo que se vende, para oferecer as respostas, com o raciocínio e a agilidade para formular as perguntas mais eficientes, é uma dica incrível e que pode aumentar muito seus resultados.

3 segredos dos vendedores de sucesso

Agora que você já conhece as 5 dicas de ouro para aumentar vendas, que tal conhecer alguns dos segredos dos vendedores de sucesso? É possível aprender com os grandes nomes do mercado e “tomar emprestado” pensamentos, ações e estratégias, garantindo que você consiga aumentar suas vendas e também conquistar resultados melhores. Confira agora nossa lista com os 3 segredos dos vendedores de sucesso:

Segredo 1 – Confiança é fundamental

Um dos elementos mais importantes e que diferenciam os vendedores de sucesso daqueles que não conseguem atingir suas metas de vendas não está, obrigatoriamente, em seu treinamento, em sua habilidade de argumentação ou mesmo em sua formação profissional e, tampouco, na sorte.

Segundo grandes nomes do empreendedorismo e do comércio a níveis mundiais, um dos segredos mais bem guardados dos grandes vendedores é a confiança em si mesmos e no produto que estão oferecendo. Confiar naquilo que se está dizendo, oferecendo ou vendendo faz com que o cliente se sinta mais seguro e persuadido a comprar determinado produto ou serviço, já que enxergará com mais facilidade como aquele item atenderá suas necessidades.

Além de tornar o vendedor mais convincente e fazer com que a negociação passe mais credibilidade, a confiança pessoal e no que se está vendendo faz com que o vendedor seja capaz de articular argumentos com mais clareza; que ele consiga lidar com as objeções do cliente de forma mais rápida e eficiente; e também que ele desconstrua crenças limitantes ou barreiras impostas pelo cliente ao processo de negociação e compra.

Segundo esse segredo dos vendedores de sucesso, não é o número de vendas que deve trazer confiança ao vendedor, mas sim a confiança que fará com que o número de vendas aumente.

Segredo 2 – Seja persistente

Um segundo segredo dos vendedores de sucesso, até mesmo decorrente do primeiro, é a habilidade de persistir durante uma negociação especialmente difícil ou na busca por objetivos que pareçam inalcançáveis. Muitos profissionais de vendas, por uma miríade de motivos, se sentem inseguros e desmotivados, o que faz com que desistam das negociações e de seus objetivos tão logo se mostre uma dificuldade, uma barreira ou uma objeção.

Para o vendedor que realmente deseja aumentar vendas e potencializar resultados, valorizar a persistência é fundamental, já que muitas vezes o cliente prospectado reagirá por meio de uma objeção por instinto, ou seja, pela estratégia automática de evitar um gasto ou mesmo uma aquisição não planejada.

No entanto, muitas vezes essa objeção pode ser desfeita por meio da argumentação inteligente, da demonstração de importância e da habilidade do profissional de vendas em demonstrar o valor daquilo que está sendo oferecido, buscando na argumentação e nas próprias objeções do cliente as peças necessárias para chegar ao sucesso naquela negociação.

Vale saber utilizar as dicas citadas acima para desenvolver um processo de argumentação persistente e efetivo, que vise transformar um interessado em cliente. Isso permite que você obtenha resultados melhores e também garante que você tenha mais sucesso em suas negociações.

Diferença entre persistência e insistência

No entanto, é fundamental que a persistência não seja confundida com insistência desmotivada. Enquanto o vendedor capacitado é persistente e desenvolve suas habilidades e utiliza as ferramentas e dicas para aumentar seus resultados, o vendedor insistente não é capaz de identificar quais são as objeções criadas pelo cliente para desfazê-las de forma adequada.

Para o vendedor persistente, as objeções apresentadas pelo cliente são ferramentas a ser utilizadas para transformar seu interesse em venda, já que ele saberá utilizar de argumentação e de questionamento para fazer com que as objeções sejam quebradas, garantindo que seu cliente acabe por adquirir seu produto ou serviço.

Já o vendedor insistente e que, muitas vezes, acaba por não concluir a venda, é comum a abordagem cansativa, ou seja, o vendedor demonstra inexperiência ao não saber argumentar e desfazer as objeções, visando vencer o cliente pelo cansaço, o que pode gerar desconforto e até mesmo fazer com que o cliente desista da compra.

Saber construir a argumentação, desfazer objeções e trabalhar o desejo de compra é um dos segredos do vendedor persistente e que deseja potencializar suas vendas e resultados.

Segredo 3 – Saiba apresentar os benefícios de seu produto ou serviço

Muitas vezes o cliente tem uma ideia formada daquilo que deseja adquirir, mas não está decidido sobre qual marca ou empresa irá escolher para suprir aquela necessidade. Nesse momento, o vendedor inteligente pode se utilizar da apresentação efetiva dos benefícios de seu serviço ou produto para fazer com que seu cliente se convença de que aquilo que você está oferecendo a ele é mais atrativo do que o que é oferecido pela concorrência.

Um dos segredos dos vendedores de sucesso é saber apresentar os benefícios de seu produto ou serviço para seu cliente. A primeira reação e também a primeira objeção formulada por seu cliente será, em quase todos os casos, que seu produto não se diferencia daquilo oferecido por seu concorrente.

Procure salientar as qualidades e benefícios de seu produto ou serviço, utilizando frases argumentativas que farão com que o cliente perceba o valor embutido naquilo que se está oferecendo. Você pode citar um benefício X e complementar que ele significa que seu cliente poderá fazer Y; dizer que o produto Y tem o benefício Z e que isso servirá para que ele atenda a necessidade W do cliente ou de sua família.

Com isso você será capaz de aumentar seus resultados, pois o cliente perceberá que aquilo que você oferece a ele agrega um valor maior e traz mais benefícios do que o oferecido pela concorrência.

Conclusão

Todos os processos que envolvem a interação humana não são exatos e, por isso, dão espaço para que aconteçam os mais diversos resultados, tendo em vista a imprevisibilidade dos seres humanos e das diferenças que marcam cada cliente.

No entanto, o vendedor de sucesso, que é capaz de aumentar vendas e obter resultados mesmo em momentos de crise, tem por capacidade primordial saber contornar as dificuldades, compreender as diferenças e utilizar esses elementos na construção de sua atividade profissional.

Esperamos que essas dicas façam seu negócio decolar!

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