[no_toc]Quando você acredita que conhece seu negócio, seu mercado, os diferenciais de seus produtos e o seu time de vendas e mesmo assim não está obtendo os resultados de vendas desejados, o que pode estar ocorrendo? Você está sempre se perguntando ‘como bater metas de vendas‘?
Como conhecimento gera resultado, temos duas hipóteses:
- Você não possui todo conhecimento que imagina!
- Você conhece, mas seu conhecimento não está gerando resultados.
ALTERNATIVA A – VOCÊ NÃO POSSUI TODO CONHECIMENTO QUE IMAGINA PARA A DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE VENDAS E MARKETING ASSERTIVA.
Muitos empreendedores, especialmente os que já tiveram um longo período de sucesso, se acomodam aos padrões de ações que realizaram no passado e que geraram resultado. Isso é uma armadilha clássica no mundo dos negócios. O mercado, os concorrentes, os clientes têm comportamentos dinâmicos, isso exige atualização constante. Assim, é sempre bom estar atento! Seu conhecimento em relação ao seu produto e ao mercado que você atende pode estar desatualizado.
Para ter certeza do que está ocorrendo convidamos você a responder duas questões:
1-A forma do seu cliente comprar e pesquisar sobre o seu produto/ serviço mudou nos últimos anos?
Muitos empresários que atendemos e damos mentoria, especialmente em médias empresas, ainda estão muito focados no mundo off-line, enquanto seus clientes já passaram a fazer cotações e buscas on-line. A ausência desse conhecimento tem levado pequenas empresas a levarem vantagem sobre as médias, pois, a maneira de interagir com o público on-line exige conhecimentos diferentes dos exigidos para as transações off-line. Isso significa dizer que, não basta contratar um analista ou uma agência digital, pois esse conhecimento deve fazer parte da estratégia do negócio. Portanto, a lógica deve estar na cabeça de quem decide.
2-Os produtos de sua empresa possuem os diferenciais que são realmente valorizados pelo seu público-alvo?
Os diferenciais podem ser: qualidade, preço, disponibilidade, prazo de entrega, facilidade de uso, funcionalidades, entre outros. Assim, a pergunta que você deve responder é: Como estão os diferenciais de seus produtos, valorizados pelo seu público-alvo, em relação aos mesmos diferenciais de seus principais concorrentes?
ALTERNATIVA B – O CONHECIMENTO QUE VOCÊ POSSUI NÃO ESTÁ GERANDO AÇÕES EFETIVAS
Nas empresas em que as estruturas hierárquicas, os processos e os modelos de gestão favorecem o distanciamento entre a estratégia e o dia a dia de vendas, o conhecimento das necessidades dos clientes se perde no caminho. Nesse ambiente a visão de quem constrói a estratégia de marketing e vendas torna-se generalista, muitas vezes até míope em relação a realidade. Isso acontece frequentemente em operações de varejo e indústrias, nas quais os decisores ficam dentro dos escritórios com pouco contato com as lojas, distribuidores e clientes finais.
Nesse contexto, formulamos algumas perguntas para auxiliar essa análise no seu negócio:
- A sua equipe de vendas está satisfeita com as suas ações de comunicação e promoção?
- Sua estrutura promove o diálogo constante entre a ponta (quem está de frente para o cliente final) e a estratégia?
- O conhecimento é compartilhado na sua empresa?
- Cada um sabe exatamente o que é necessário fazer para entregar os números acordados?
- E ainda, as pessoas acreditam que é possível?
Se a sua empresa precisa de alguns alinhamentos e insights nessas áreas, venha tomar um café conosco ou vamos marcar um call. O Ciapipe tem a solução que vai acelerar a disseminação de conhecimento na sua empresa. E o mais importante, colocá-lo em Ação, pois conhecimento para nós é o que você precisa para superar metas de vendas.
O Ciapipe!
O Ciapipe é um CRM de Vendas para pequenas e médias empresas, desenvolvido pela DNA de Vendas uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.