Uma boa integração entre as equipes de marketing e vendas é fundamental para o bom desempenho de qualquer empresa. Afinal, o marketing é responsável pela geração de oportunidades, enquanto vendas deve convertê-las em negócios.
Com a modernização de diversos processos, diferentes ferramentas se apresentaram para automatizar esse processo, tornando-o mais assertivo e mensurável para os gestores. Entre essas ferramentas encontram-se o Ciapipe, um CRM de Vendas, e o RD Station, a maior ferramenta de automação de marketing do país.
Buscando aumentar ainda mais a integração entre o Ciapipe e o RD Station, após ouvirmos os nossos clientes, apresentamos novidades exclusivas do Ciapipe que vão ajudar os seus times de marketing e vendas a obterem melhores resultados!
Como enviar os leads do Ciapipe para o RD Station ?
Sua equipe comercial fez prospecção ativa ou conseguiu leads em eventos? Todos os leads criados diretamente no Ciapipe são enviados para o RD Station, dessa forma, você pode nutri-los e enviar material promocional do seu marketing. Não esqueça de personalizar a mensagem para diferentes eventos e conversões, aumentando a assertividade do seu conteúdo!
1- Em funções administrativas clique em Integrações e em seguida em Webhooks para acessar o conteúdo.
1- Em funções administrativas clique em Integrações e em seguida em Webhooks para acessar o conteúdo.
2- Selecione a opção ‘Negócio’. Em seguida escolha o evento ‘Criado’ para gerar uma nova conversão para o RD Station toda vez que um negócio for criado no Ciapipe.
ATENÇÃO: Caso queira determinar outros gatilhos de conversão você pode seguir o mesmo processo escolhendo os demais eventos: Atualizado, Entrou na etapa, Ganho, Perdido, Troca de Proprietário.
3- Para concluir as configurações, selecione a opção RDStation e coloque a sua chave pública e privada da sua conta RD Station. Para encontrar o Token Público (PUBLIC_TOKEN) e o Token Privado(PRIVATE_TOKEN), acesse os dados de integração da sua conta no RD Station: app.rdstation.com.br/integracoes/tokens
Mandar motivos de perda para o lead
Além de enviar ao RD Station os negócios ganhos e perdidos, é possível enviar os motivos de perda para o lead, assim, seu time de marketing poderá criar diferentes automações para nutrir o lead em busca de uma conversão futura.
1- Clique em Integrações e em seguida em Webhooks para acessar o conteúdo.
2- Selecione a opção Negócio. Em seguida escolha o evento ‘Perdido’.
3 – Selecione a opção Ciapipe e no campo Autenticação deixe a opção padrão ‘Nenhuma’
4 – Adicione a URL da sua API para enviarmos automaticamente. A URL para envio de dados para o RD é:
rdstation.com.br/api/1.2/services/PRIVATE_TOKEN/generic .
Você deve substituir PRIVATE_TOKEN pelo token privado de sua conta do RD Station. Veja também: Marcar venda e lost via sistema API.
5- Clique em ‘ADICIONAR’ para salvar as configurações.
Vá até o seu RD Station e crie listas de segmentações a partir das tags dos motivos de perda, em seguida crie uma automação de marketing especial para cada. Para os negócios ganhos, continue enviando conteúdo relevante para que o seu cliente sinta-se encantado com o seu negócio.
Distribuindo os leads entre os vendedores
Estabeleça uma distribuição entre vendedores a partir de conversões criadas através do RD Station, dessa forma, os seus colaboradores terão oportunidades iguais de venda para desempenhar o melhor papel.
Vá até o seu RD Station, crie uma nova automação de marketing, selecione a conversão desejada (você poderá criar para outras depois).
1 – Em Passo 1 selecione marcar dono (distribuindo) e selecione os seus vendedores responsáveis pelo recebimento das oportunidades.
2 – Em seguida adicione uma ação ‘Enviar para URL‘ e clique em Salvar e Ativar, a url é a mesma que está disponível no seu Ciapipe em Configurações > Integrações > RD Station.
Pronto! Agora os seus leads serão distribuídos entre os seus vendedores cadastrados.
Caso ainda não tenha os vendedores cadastrados, cadastre-os em sua conta do RD através das configurações de conta. Vá em Conta > Configurações > Usuários da Conta > Convidar Usuário.
ATENÇÃO: o e-mail cadastrado deve ser o mesmo no RD Station e Ciapipe, desta forma, o nosso sistema poderá identificar que se trata da mesma pessoa.
Notificação de novo negócio criado
Estudos mostram que entrar em contato com um lead em até 5 minutos pode ser decisivo para o fechamento de uma venda, por isso, a cada novo negócio criado a partir de uma conversão no RD Station, o vendedor responsável receberá uma notificação para poder trabalhar o lead o quanto antes.
Gostou das novidades mas ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte para mais informações. Se você ainda precisa de ajuda para estabelecer um processo comercial robusto, nós temos 3 pacotes de consultoria que podem te ajudar a vender mais. Se você ainda não tem o RD Station mas quer começar a usar uma plataforma de automação de marketing, experimente gratuitamente agora mesmo.
O Ciapipe!
O Ciapipe é um CRM de Vendas para pequenas e médias empresas, desenvolvido pela DNA de Vendas uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.
Muito bom! Estão de parabéns!
Obrigado, André! Vamos juntos 🙂
Boas vendas!
Obrigado, André! 🙂