5 Ações Práticas para Aumentar a Conversão de Leads em Vendas

[no_toc]Muitas empresas possuem uma grande preocupação em gerar leads, pois trazem volume para os negócios e contribuem para o aumento do resultado. Entretanto, a geração de leads não é a principal variável da equação venda. Para se conseguir resultados consistentes a taxa de conversão dos leads em vendas é tão ou mais importante. Saiba como aumentar a conversão de leads em vendas com essas 5 dicas práticas.

Gerar leads é uma atividade onerosa que demanda investimento em mídia, geração de conteúdo, otimização de site e uma série de outros aspectos. Além disso, na maior parte das empresas há um investimento significativo no atendimento deste cliente após ele virar um lead. Estes fatores tornam o aproveitamento desses leads um aspecto crucial na rentabilidade do negócio. Separamos 5 ações práticas para você melhorar a sua taxa de conversão:

como aumentar a conversão de leads em vendas

 

1. Mensure

O que não se mede não se gerencia! Portanto, o primeiro passo para melhorar a sua taxa de conversão é ter a capacidade de mensurar a quantidade de leads gerados e quantos estão se transformando em vendas. Além destes dois indicadores, monte o funil de vendas na sua ferramenta de CRM (Se você ainda não tem, comece agora!) para mensurar a evolução dos leads em cada uma das etapas do seu processo de vendas.

2. Analise

Em seguida você deverá transformar os dados em informações valiosas sobre o desempenho da sua empresa, equipe e produto! Avalie a taxa de conversão sob diversas perspectivas, medindo os valores e a quantidade de negócios que são convertidos. Faça uma análise para cada etapa do funil e identifique quais delas estão impactando negativa ou positivamente no seu negócio.

3. Ajuste a estratégia

De posse das informações obtidas durante a análise você está apto a direcionar melhor os seus esforços de vendas e marketing. Taxas de conversão baixa em uma etapa de negociação podem apontar uma falha técnica da equipe ou baixa competitividade do produto, e taxas de conversão baixas nas primeiras etapas podem indicar duas coisas: que os leads gerados não estão adequados e a estratégia de marketing precisa ser ajustada ou que a sua equipe não está abordando os clientes da forma ideal.

4. Capacite a sua equipe

Esse é o aspecto mais importante para o resultado da sua empresa! Uma equipe de vendas capacitada terá um aproveitamento muito maior de leads, gerando mais resultado com o mesmo investimento. É importante correlacionar a capacitação aos indicadores de vendas individuais e verificar em quais etapas cada membro da equipe está perdendo mais negócios. Dessa forma é possível direcionar o conteúdo educacional, seja ele técnico ou comportamental, que esse profissional precisa para alavancar o resultado!

5. Qualifique

Leads qualificados são muito mais fáceis de se transformarem em vendas, portanto, busque trazer o cliente certo no momento certo! A forma mais efetiva de qualificar seus leads e de acelerar a jornada de compra deles é através do marketing de conteúdo. Produza artigos e forneça as informações que o seu cliente precisa para tomar a decisão de comprar o seu produto! Além disso, analise o investimento em mídia e otimize o site para ferramentas de buscas. O importante é, além de trazer leads, garantir que o perfil dos leads está em linha com o público alvo e que estão no momento certo de compra.

Lembre-se que essas ações são cíclicas e você deve realizá-las periodicamente. Se você precisa de uma ferramenta para lhe auxiliar nesse processo, solicite o contato de um dos nossos consultores! O Ciapipe é um CRM que inspira e educa a sua equipe de vendas, com um conteúdo de capacitação desenvolvido pela DNA de vendas.


O Ciapipe!

O Ciapipe é um CRM de Vendas para pequenas e médias empresas, desenvolvido pela DNA de Vendas uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

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