CRM de Vendas: O que você precisa saber para começar a usar um hoje

[no_toc]O controle das vendas de sua empresa é imprescindível para o sucesso do negócio, mas como obter êxito nessa gestão? Um bom CRM de Vendas é fundamental para sua estratégia. Vamos entender como usá-lo para vender mais?

pessoa utilizando crm de vendas

O uso dessas ferramentas vem crescendo exponencialmente, intensificadas pelo movimento de modernização do mercado que faz uso frequente de soluções digitais para ampliar e desenvolver negócios.

As empresas encontram na tecnologia uma aliada em seu desenvolvimento, visto que facilitam, adequam e ajudam a automatizar seus processos, facilitando o controle e uma melhor visualização do que ocorre em seus procedimentos.

As vantagens de um CRM de Vendas são inúmeras, especialmente por permitir um controle maior sobre a operação de vendas da empresa, que pode monitorá-la em tempo real, otimizando recursos e aumentando a produtividade.

Além disso, essas ferramentas contribuem para o aperfeiçoamento do contato da empresa com seus leads, desde a primeira etapa do funil de vendas até o fechamento da compra, e servem tanto para um comércio B2B quanto B2C, especialmente para as empresas de médio e pequeno porte, que não podem perder vendas.

Os consumidores são a chave de um negócio, as estratégias e tomadas de decisões são pensadas para desenvolverem um melhor relacionamento e, consequentemente, vendas para os seus negócios. Dessa forma, é imprescindível que esse relacionamento se dê da melhor maneira possível, iniciando desde a atração até a conversão dos leads em clientes.

Mas como conseguir monitorar a operação de vendas da empresa, diminuindo as probabilidades de falha durante o processo e, assim, conseguir se diferenciar da concorrência gerando vantagem?

Se isso parece óbvio, mas ainda é difícil saber como colocar em prática, conheça mais sobre os CRMs de Vendas e saiba os benefícios que poderá adquirir para a sua equipe de vendas utilizando essa ferramenta.

O QUE SIGNIFICA CRM?

CRM é uma sigla em inglês para ‘‘Customer Relationship Management’’. Em português é traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Existem diferentes tipos de CRM: marketing, suporte e, claro, o CRM de Vendas. Nosso foco principal neste texto!

Para ficar ainda mais claro, cumpre esclarecer que CRM e CRM de Vendas são conceitos complementares, mas um pouco distintos.

CRM é, de fato, um conceito, uma cultura na qual as atividades da empresa focam para o melhor atendimento possível ao cliente, de forma que possa perceber e antecipar as necessidades do consumidor.

Em um mercado competitivo e dinâmico, a empresa precisa oferecer mais do que o seu produto ou serviço básico. Ela deve ser capaz de garantir a satisfação total do cliente.

No mercado atual, especialmente o norte-americano, a utilização de ferramentas de gestão de vendas já são comuns na rotina de negócios, as equipes de vendas costumam utilizar os CRM de Vendas para  facilitar a gestão da equipe de vendas da empresa.

O CRM de Vendas é, normalmente, um SaaS (Software As A Service) – uma ferramenta que oferece serviço ao usuário – ajudando-o a alcançar seus objetivos e metas. Além disso, é capaz de aliar o foco com o melhor relacionamento possível com o cliente e facilitação da gestão da rotina de vendas no negócio.

Visto que o mercado se tornou mais complexo e abrangente, as empresas tiveram que se adequar às necessidades do público, de forma que pudessem se manter competitivas e garantir um melhor relacionamento com o cliente, formando estratégias de negócios direcionadas para a atração, satisfação e fidelização do consumidor.

Assim, não basta limitar e fazer o trivial (‘‘não é mais do que obrigação’’). As ações precisam focar nas mais diversas demandas do seu público-alvo, aprofundando nas dores e possíveis problemas do consumidor para que solucione essa lacuna, suprindo e indo além das expectativas.

Mais do que oferecer o produto ou serviço, passou a ser preciso garantir valor para fidelizar o cliente.

Para garantir garantir efetividade, praticidade e um amplo controle dos processos da empresa, softwares foram criados para viabilizar essa gestão, e, aliado à equipe de vendas, criaram-se os conhecidos Sistemas de Vendas ou CRM de Vendas.

SURGIMENTO E HISTÓRIA DA FERRAMENTA

Com o decorrer do tempo e das transformações que passaram a ocorrer no mercado, o cliente passou a ser o foco do negócio e os setores passaram a alinhar suas estratégias buscando a satisfação e um melhor relacionamento com o seu público.

Isso gerou no setor de vendas uma necessidade de poder controlar melhor o processo de vendas, de forma que a gestão fosse otimizada, e os gestores, bem como os vendedores, pudessem ter mais clareza das etapas e das informações dos leads. Além disso, que pudessem ter acesso prático e fácil aos indicadores e métricas do processo.

Diante das adaptações do mercado e dos investimentos para suprir a demanda de uma gestão melhor em vendas, os sistemas passaram a ser aprimorados, até que chegassem aos CRMs de Vendas atuais, que são sistemas que englobam tecnologia e gestão, automatizando e sistematizando o contato com os leads para a conversão do negócio, aprimorando o relacionamento.

Essas ferramentas aliam os princípios da gestão do relacionamento com o cliente com uma melhor gestão da rotina de vendas da empresa. Pesquisas demonstram que fidelizar e manter os clientes custa cerca de 5 a 7 vezes a menos do que conquistá-los. É por isso que CRMs são tão importantes para o desenvolvimento das empresas em uma mercado dinâmico.

Mas o que é, de fato um CRM de Vendas? Adiante será possível verificar os benefícios que a utilização dessa ferramenta em seu negócio poderá gerar, bem como as suas funcionalidades e modo de aplicação.

O QUE É CRM de Vendas?

O CRM de Vendas é uma ferramenta capaz de gerir o funil de vendas da empresa, garantindo um melhor controle desse processo, possibilitando uma série de ganhos para a equipe.

Essa ferramenta permite administrar os dados dos leads para que o time de vendas possa utilizar de forma assertiva, contribuindo para obter êxito com a finalização da compra. O objetivo principal é alavancar as vendas da empresa com a possibilidade de adquirir e fidelizar clientes.

Um bom CRM possibilita um aumento da produtividade de vendas, além de dar subsídio para que a empresa garanta um bom relacionamento com os seus leads, tendo em vista as informações que possui e que, por sua vez, permitem um atendimento mais personalizado e eficaz.

Se estiver focada nas necessidades do cliente e com um processo de vendas claro e bem definido, as chances de a empresa tornar-se eficiente e rentável aumentam, visto que facilitam a identificação de onde ocorreram erros durante a jornada de compras, podendo consertar as falhas.

Sendo um SaaS, as informações do CRM de Vendas não ficam dispersas entre a equipe de vendas, mas são armazenadas no sistema de maneira sistemática e prática, de forma que toda a equipe autorizada consiga visualizar as etapas do funil de vendas e onde cada lead se encontra no processo, bem como as informações individuais deles, ocasionando, por consequência, um serviço mais personalizado.

Diante de um mercado cada vez mais complexo e dinâmico, e com uma concorrência que faz uso de tecnologias para gerar vantagem competitiva, o CRM de Vendas é uma das ferramentas cada vez mais necessárias para os gestores, vistos que alimentam a empresa de informações específicas, permitindo um atendimento mais eficaz e direcionado, por sua vez, aumentando as chances de conversão de leads em clientes.

Atualmente é muito difícil administrar as necessidades da empresa sem o uso de ferramentas que deem praticidade e eficiência ao processo. Com um CRM de Vendas adequado, o caminho até a finalização das compras se torna mais claro e com percursos mais fáceis de finalizar, ajudando os empreendedores, vendedores e gestores a garantirem mais efetividade nas vendas.

Com um funil de vendas bem definido e automatizado, a equipe de vendas consegue identificar onde se encontra cada lead no processo, bem como acessar as informações do contato em tempo real, pois as informações encontram-se em nuvem, ou seja, não há necessidade de baixar um programa para ter acesso a elas, basta o simples acesso ao sistema pela internet.

Assim, os consultores podem direcionar o atendimento para aquele lead específico, visto que sabem exatamente em que etapa ele se encontra, bem com as necessidades e dores que apresentou até o momento, podendo apresentar a solução daquele problema.

O Brasil apresenta uma lacuna a respeito do desconhecimento das empresas (especialmente as pequenas e médias) para a importância de aplicação de um CRM de Vendas para garantir a sua produtividade.

Publicamos no Estadão um artigo que explica exatamente que muitas oportunidades de negócio são perdidas devido as empresas não possuírem um processo comercial de vendas adequado, especialmente sem delimitações corretas do funil de vendas, e sem a facilidade de identificação e comunicação entre o grupo de vendas durante a jornada de compras.

Assim, um bom CRM de Vendas contribui para modernizar e melhorar as operações de vendas da empresa, facilitando o controle e gestão do processo pela equipe, consequentemente, alavancando as vendas e gerando vantagens lucrativas e informações que elucidam melhor as métricas de vendas do negócio.

Mas por que é tão importante o uso dessa ferramenta? É preciso a compreensão de que o CRM é mais do que um sistema, ele faz parte de uma cultura organizacional, é uma gestão de relacionamento com o cliente, e no caso do CRM de Vendas é a possibilidade de aliar essa cultura com uma jornada de compras eficaz, aumentando as possibilidades de fechamento da venda, melhorando e desenvolvendo o negócio.

O CRM de Vendas ao permitir um contato mais direcionado e assertivo com os leads é capaz de desenvolver relatórios de vendas bem segmentados e detalhados, assim, garante uma maior produtividade no negócio e a chance de correção de falhas que foram identificados durante as etapas.

Leia adiante e compreenda o quão importante é o CRM de Vendas para suprir as necessidades do mercado atual e como aplicá-lo na empresa, saindo na frente da sua concorrência.

COMO FUNCIONA UM CRM DE VENDAS?

Basicamente um CRM de Vendas funciona otimizando a jornada de compras do cliente, visto que especifica as etapas do funil de vendas de cada lead ou cliente.

Assim, permite um controle maior por parte da equipe de vendas e não apenas do gestor, evitando distorções ou perda de informações, aumentando as chances de fechar um negócio e não perder oportunidades.

O CRM de Vendas aumenta as chances de conversão de leads em clientes!

Um sistema de vendas adequado permite uma série de BENEFÍCIOS para o crescimento da empresa, envolvendo a equipe de vendas e também o seu público-alvo.

Para o relacionamento com os Clientes:

  • Informação de leads e clientes centralizada em tempo real;
  • Atendimento mais personalizado;

Para a equipe de Vendas:

  • Informações do processo de compra guardadas em nuvem;
  • Acesso aos dados da jornada de compra de qualquer lugar, mesmo distante da empresa;
  • Visão mais ampla da rotina de vendas;
  • Análise detalhada e segmentada da jornada de compras;

Para a Empresa:

  • Aumento da produtividade de vendas, tendo em vista as métricas de análise geradas e por possibilitar a automatização de algumas tarefas;
  • Criação de relatórios e estratégias;
  • Evita perda de grandes oportunidades.


PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM CRM DE VENDAS

Para alcançar todos esses benefícios é importante conhecer as principais funções que um bom CRM de Vendas deve ter, de forma que se adequem aos objetivos esperados pela equipe.

  • Administração dos dados dos leads e clientes;
  • Armazenamento em tempo real e permanente em um único lugar (em nuvem);
  • Cruzamento de dados com outras ferramentas, como softwares utilizados pela equipe de marketing;
  • Funil de Vendas claro e prático;

Dessa forma garantirá a empresa, dentre outras coisas:

  • Gestão SIMPLIFICADA
  • Indicadores de DESEMPENHO
  • Organização de PROCESSOS
  • Capacitação de PESSOAS

A solução para o aperfeiçoamento das vendas em sua empresa está mais acessível do que se imagina!

COMO USAR UM CRM DE VENDAS NA MINHA EMPRESA

Adotar um CRM de Vendas é mais simples do que se imagina.

Há no mercado softwares com layouts fáceis e práticos de usar, capazes de suprir as demandas da equipe de vendas do seu negócio, garantindo ainda mais efetividade e lucro.

Um bom CRM te direciona em todo o processo, facilitando o trabalho da sua equipe. E deve ser capaz de, em uma única plataforma,:

  • Organizar os contatos de clientes;
  • Lembrar diariamente das atividades que precisa realizar através do sistema;
  • Mensurar seu próprio desempenho por meio dos indicadores e;
  • Garantir o sucesso da sua empresa.

Agora que você já conhece as principais vantagens em adquirir um sistema de vendas em sua empresa, é importante conhecer ferramentas que sejam capazes de cumprir essas expectativas, possibilitando o aumento da produtividade de sua empresa, organizando processos e simplificando a gestão.

O Ciapipe

 

O Ciapipe é um CRM de Vendas para pequenas e médias empresas, desenvolvido pela DNA de Vendas uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

O Ciapipe proporciona às pequenas e médias empresas a possibilidade de ter acesso e de utilizar a metodologia de vendas aplicada nas grandes empresas, pela consultoria DNA de Vendas, através de 3 planos que se encaixam na necessidade desse público e são capazes de suprir as demandas, oferecendo as maiores chances de produtividade em vendas.

Além de todas as funcionalidades capazes de ocasionar ganho para o seu negócio, o Ciapipe através de seus consultores possui um atendimento personalizado e cursos de capacitação de sua equipe e para os líderes de venda. O grande diferencial é justamente a possibilidade de implantar um sistema eficaz em vendas na sua empresa, mas também capacitar a sua equipe para que atenda as expectativas e conduza o processo adequadamente.

Veja como a ferramenta (simples e autoexplicativa) integra a rotina comercial, a gestão do fluxo de vendas e ainda é capaz de gerar capacitação da sua equipe. Assista este vídeo, rápido e simples, de como funciona o sistema.

Se já deseja conhecer na prática os benefícios e funcionalidade de um bom CRM de Vendas em sua empresa, você pode experimentar gratuitamente clicando aqui.