Geração de Leads: 5 estratégias de sucesso para dar um BOOM! na sua geração de leads

A geração de leads é o primeiro passo para quem deseja aumentar a sua base de contatos e, posteriormente, fechar vendas com leads mais qualificados.

 

 

Esperamos que não seja o seu caso, mas muitas empresas tem sites com um grande número de visitas mensais, mas que simplesmente não conseguem transformar essas visitas em contatos.

O grande problema é que sem estes contatos, não é possível estabelecer uma relação com este visitante e ter a chance de educá-lo sobre o seu produto ou serviço – mostrando o seu valor e facilitando esse processo de compra.

É por isso que a geração de leads precisa ser uma das ações de marketing digital do seu planejamento: é ela que irá fazer com que os seus visitantes virem leads, ao preencher um formulário em troca de alguma oferta, geralmente online e grátis (receber sua newsletter, baixar algum tipo de material gratuito, receber descontos ou até mesmo avançar na realização de uma compra ou contratação de um serviço).

Muitos profissionais de marketing se detém em inserir um ou dois formulários para inscrição na newsletter em seus websites. Mas existem muitas outras formas de gerar leads qualificados  para a sua empresa. Separamos neste artigo cinco estratégias de sucesso para que você aumente a geração de leads do seu site e alcance uma maior base de contatos.

5 estratégias de sucesso para geração de leads

1. Pop ups

Vamos aos fatos: você muito provavelmente não gosta de pop-ups. Ao entrar em uma página, é muito provável que o seu interesse seja ler o conteúdo dela, e não mandar o seu e-mail diretamente.

Mas então, por que os profissionais de Marketing Digital usam tanto esse método para geração de leads? O motivo é um só: porque eles funcionam!

Na Intermídias, testamos alguns modelos com um dos nossos clientes e o resultado foi de 3.4% de conversão de visitantes em leads graças à pop-ups. Se o volume de visitas do seu site é baixo, é provável que ache esse um número pouco empolgante. Mas faça as contas: em um site com 30.000 visitas mensais, por exemplo, quantos leads seriam gerados?

Os testes mostram que o segredo para gerar leads com pop-ups está no gatilho utilizado para que ela apareça para o usuário. Aqui vão os principais:

Tempo de inatividade: O pop-up aparece depois que o usuário permanece na página por um tempo determinado por você, sem realizar alguma ação. Com esse gatilho, o seu pop-up não será invasivo, e você estará estimulando o usuário a tomar uma próxima ação no seu site.

Intenção de saída: Esse gatilho tem sido cada vez mais utilizado para aumentar a geração de leads. Como é ativado quando o cursor do usuário vai para alguma área da página que indique saída, é uma ótima oportunidade para oferecer descontos (se for um ecommerce) ou o envio de conteúdos por e-mail.

Rolagem de página: Esse gatilho é ideal para quem deseja criar pop-ups de forma contextualizada. Com ele, o seu formulário de geração de leads só aparece depois que o usuário rola a página até um determinado ponto. Se a sua mensagem tiver relação com o conteúdo da página, melhor ainda!

Em um teste que fizemos na Intermídias, oferecendo conteúdos relacionados à publicação, um dos nossos formulários chegou à taxa de 12% de conversão!

2. Landing Pages

Outra forma muito popular de gerar leads no seu site é através da criação de landing pages.

Uma landing page é uma página criada para trocar uma oferta sua (seja um material gratuito ou o ingresso de um evento) por informações do seu visitante. Sim, só isso. Essa página não tem mais NADA, seu objetivo é apenas gerar o maior número de conversões possíveis – e esta é chave para estas paginas serem tão efetivas.

As landing pages são formadas por três elementos básicos: o conteúdo, um formulário e calls-to- action.

O conteúdo: É o texto que irá convencer o seu visitante a completar a conversão. Por isso, ele precisa tornar a sua oferta irresistível. Ao longo da página, você pode apresentar as vantagens que ele obterá ao completar a ação (como preencher um formulário, por exemplo).

Formulários: É onde a troca acontecerá. O ideal é que os formulários da sua landing page só peçam dos seus visitantes as informações realmente necessárias naquele momento, pois quanto mais longo for o formulário, menor é a probabilidade de que o seu visitante o preencha até o final.

É bom lembrar que o posicionamento e design do formulário podem influenciar muito na eficiência da geração de leads. Por exemplo, uma boa técnica para aumentar as conversões é por o formulário de cadastro acima da dobra da página, já que  84% dos usuários  dão mais importância às informações localizadas antes da dobra.

Calls-to- action: A ação que você deseja que o usuário tome deve ser direcionada ao longo da landing page. É para isso que servem os calls-to- action, que são botões ou links que indicam (com textos imperativos) o que o seu visitante deve fazer para obter a oferta.

Você quer ver alguns bons exemplos de Landing Pages com boas taxas de conversão?

Reunimos em um eBook exemplos reais de nossos clientes, que tiveram bons resultados em suas landing pages, e destrinchamos o que influenciou para cada resultado.

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3. Campanhas de mídia para geração de leads

Uma forma de acelerar a geração de leads na sua campanha é através da mídia online.

Atualmente, o anúncio que apresenta o melhor custo-benefício na maioria dos casos é o formado de geração de leads do Facebook Ads.

Nesse formato de anúncio, o Facebook permite que os usuários da rede social preencham cadastros (e cedam seus dados) sem precisar sair do aplicativo.

Ao ver uma mensagem que te desperte o interesse, o usuário poderá clicar para obter a oferta, e com isso será exibido para ela um formulário pré-preenchido com as informações contidas no seu perfil do Facebook. Assim, só serão necessários dois cliques para que a conversão aconteça, o que agiliza o processo.

A grande vantagem de investir em anúncios de geração de leads é a segmentação. Antes mesmo de produzir um anúncio que leve a uma conversão, você poderá selecionar as características do seu público-alvo, para que os leads captados estejam o mais próximo possível do seu cliente ideal. O uso dessa segmentação fará com que as chances futuras de fechamento de vendas aumentem.

4. Invista em Co-Marketing

Nem sempre o seu concorrente é o seu inimigo. Muitas vezes, empresas que vendem produtos ou serviços diferentes do seu possuem público-alvo com necessidades semelhantes (e até mesmo complementares).

Co-marketing é uma ação de marketing compartilhada, e envolve investir em uma parceria, produzindo um material gratuito que seja interessante para as duas empresas.

Um exemplo de co-marketing foi o lançamento do eBook “Alavanque suas vendas com Inbound Marketing e CRM de vendas”, produzido pela Intermídias e a CiaPipe. Unimos os conhecimentos em Inbound Marketing e CRM de vendas para produzir um conteúdo de qualidade para as audiências de ambas as partes.

Essa ação permitiu que as duas empresas alcançassem um público com maior potencial de conversão, o que é resultado de uma geração de leads de qualidade.

5. (Re) Distribuição de conteúdo

Oferecer materiais gratuitos para aumentar a geração de leads é uma tática muito comum no marketing digital. Mas não basta escrever eBooks, cases e Whitepapers, gravar cursos e vídeos, se esse conteúdo não chegar à sua audiência.

Provavelmente você já tem a distribuição do conteúdo rico no seu checklist de lançamento de materiais novos, não é? Mas não basta divulgá-los no lançamento. O seu conteúdo pode e deve ser reaproveitado muitas vezes para gerar leads de qualidade!

Ao programar o envio de e-mail marketing do conteúdo, ou a publicação nas redes sociais, lembre-se também de programar publicações depois de algum tempo. Isso fará com que você re-engaje a sua audiência e mantenha o ritmo de conversões ao longo do tempo.

O seu site tem uma capacidade de gerar contatos de qualidade muito maior do que você imagina. Essas são só algumas das formas que você pode usar para alcançar isso.

Disponibilizamos algumas outras em nosso Guia “15 dicas que vão transformar o seu site em uma máquina de geração de leads”, que você pode baixar gratuitamente.

A Intermídias

A Intermídias é uma agência de Inbound Marketing que atua no mercado de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), construindo uma presença online capaz de captar tráfego qualificado, gerar leads, aumentar vendas e transformar o investimento em marketing digital em resultados reais para os negócios dos nossos clientes.

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