Como estabelecer uma meta de Marketing Digital

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[no_toc]Cumprir um grande número de atividades e ter uma grande quantidade de tarefas para realizar não significa que sua empresa está indo pelo caminho certo. Produzir e avançar sem rumo pode te levar a qualquer lugar ou até lugar nenhum. Por isso a importância de estabelecer uma meta de marketing digital.

 

A queda na produtividade da sua equipe e na qualidade do trabalho, falta de competitividade, aumento com gastos desnecessários, processos defasados ou inadequados para as necessidades da empresa e muitos outros pontos são reflexos da falta de planejamento.

Não é à toa que o planejamento estratégico é o que impacta diretamente na sobrevivência do seu negócio (ficou confuso? Aqui tem um conteúdo que produzimos que fala exatamente sobre esse assunto: como não seguir a sua estratégia pode acabar com o seu negócio).

Mas afinal, por que o planejamento estratégico é tão importante?

Além de evitar que todas as ações já descritas ocorram, planejar garante que sua empresa construa uma visão global sobre a estratégias e ações que podem trazer melhores resultados para o negócio, focando a atenção de sua equipe, potencializando as oportunidades para tomar atitudes assertivas que vão estabelecer seu posicionamento de mercado e a forma como seus clientes vêem seu negócio.

Para que o seu planejamento e a sua estratégia dêem certo, você precisa alinhar suas metas com o seu ramo de atuação, bem como os valores e diferenciais da sua companhia, e entender quais métricas devem ser priorizadas e quais ações serão mais eficientes para garantir os resultados esperados.

É normal já ter algum objetivo em mente, antes mesmo de começar a planejar. Mas você já parou para pensar se ele faz sentido, realmente, para a sua empresa? E Agora se você ainda não tem um objetivo ou meta definida, fique calmo. É sobre isso que vamos falar mais a frente.

Por que você precisa de metas

Primeiro de tudo, você sabe qual é a diferença entre objetivo, indicador e meta? Apesar de serem complementares, eles são diferentes. E a Endeavor nos ajuda a entender:

  • Objetivo: são os grandes anseios do empreendedor para sua empresa. Como por exemplo, aumentar suas vendas ou se tornar referência de mercado;
  • Indicador: é a métrica sobre como o objetivo vai ser mensurado. É preciso ter uma métrica bem definida, que possa ser calculada de forma clara por todos os envolvidos. Por exemplo, para aumentar as vendas, alguns indicadores importantes são: vendas brutas; vendas líquidas; vendas líquidas de um determinado produto;
  • Meta: é o valor a ser atingido ao final de um período, como, por exemplo, um aumento de 10% nas vendas no próximo ano fiscal.

“Ao definir objetivos embasados em um diagnóstico prévio, sua empresa corre menos risco de criar desafios inalcançáveis, da mesma forma que trabalha de maneira segura com sua expectativa de crescimento. O principal ganho de ter um objetivo definido é fazer com que a equipe de marketing tenha clareza, compromisso e foco, facilitando assim o atingimento da meta proposta”. Fonte.

Assim sendo, o objetivo é o pote de ouro ao fim do arco-íris que a sua empresa quer alcançar e os indicadores, também chamados de KPI, são as métricas que quantificam a sua performance de acordo com esse seu objetivo.

Agora, para que tudo o que você quer aconteça, é preciso contar com as metas, responsáveis pelo controle da sua gestão empresarial, que servem, ao mesmo tempo, como alvo e bússola para guiar escolhas, ajudam a analisar os resultados do que você executou, a repensar estratégias e abrir novos caminhos para atingir os objetivos da empresa. Além de mostrar a evolução do trabalho e quanto falta para chegar ao seu objetivo final.

As metas impactam diretamente no seu resultado final e no gasto da sua empresa, pois são elas que irão te auxiliar a entender quais ações fazem mais sentido para a sua estratégia e onde você deve investir, gerando maior resultado com o menor custo.

Por isso é essencial que você saiba como estabelecer uma meta de Marketing Digital real para a sua empresa.

Como definir metas em Marketing Digital

(Ou onde estou hoje e onde quero estar amanhã)

A definição de metas é um exercício que requer conhecimento do mercado, dos clientes e, principalmente, do próprio negócio e seus processos – onde eu estou hoje e como faço para chegar onde eu quero amanhã.

Só depois de fazer o seu dever de casa e entender quem é a sua empresa, você conseguirá entender e analisar quais são os recursos que tem disponível para executar seu planejamento (como ferramentas, equipe bem preparada, canais e budget, por exemplo).

Essa análise também permitirá que você encontre as prioridades realistas que realmente farão diferença para seu negócio. Por exemplo, se você precisa investir em mais ferramentas ou em ações para uma rede social específica, ou focar em inteligência empresarial e delegar essas tarefas para um parceiro estratégico.

Existem diversos caminhos para se definir uma meta, mas hoje, vamos falar sobre a Metodologia Smart.

Metodologia S.M.A.R.T.

A metodologia S.M.A.R.T. (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound) é uma maneira simples para definição de objetivos, proposta pelo consultor George T. Doran e focada em cinco pontos centrais.

Com a S.M.A.R.T., se torna possível conseguir uma projeção realística de futuro mais clara para toda a sua equipe, com uma visualização holística sobre a estratégia e ações que trariam melhores resultados para o seu negócio.

Saiba mais sobre cada ponto:

    • S – Seja específico: ao definir um objetivo, procure a especificidade. Evite metas genéricas, foque no detalhamento do que precisa. Por exemplo: uma meta genérica seria “quero aumentar meu engajamento”. Já uma meta específica é “quero aumentar meu engajamento nas redes sociais, utilizando recursos mais visuais nas postagens, com adaptações conforme o local de publicação e incentivo do uso de hashtags para envolvimento do público”;
  • M – Mensure: defina números para sua meta. Crie ferramentas para que você possa avaliar o andamento do seu progresso durante a execução das tarefas, permitindo que tome ações necessárias para o alcance da meta antes que seja tarde. Um exemplo: “quero aumentar meu engajamento nas redes sociais para 15% em relação a média do primeiro quarter do ano passado”;
  • A – Determine metas alcançáveis:  estabeleça metas realistas possíveis de serem atingidas, compatíveis com sua realidade e recursos. Mas cuidado! Não crie metas muito fáceis!  Para que haja um crescimento em seu negócio é necessário que haja também um pouco de desafio, ou você cairá no conformismo;
  • R – Seja Relevante: metas precisam de significado e propósito para trazer satisfação ao serem cumpridas, reforçando o empenho de sua equipe e mantendo-os engajados;
  • T – Estipule prazos: Metas devem ser temporais, por isso, sempre defina prazos para atingi-las. Isso vai auxiliá-lo a enxergar o percurso e o tempo que tem para atingir um objetivo, criando uma meta mais realista de ser cumprida.

Seguindo com o exemplo citado, veja como o método S.M.A.R.T. pode ser aplicado a uma meta:

  • Meta: Aumentar o engajamento nas redes sociais

S – Usando recurso mais visuais; adaptando conteúdo; utilizando hashtags;

M – Aumentar esse engajamento para 25%;

A – Esse aumento precisa ser 15% maior do que o engajamento do ano passado;

R – Importante para melhorar a visão do cliente e aumentar as recomendações;

T – Essa meta deve ser cumprida até o final do primeiro quarter deste ano.

Pronto, viu como a sua visão sobre o que precisa fazer, quando e como fica mais fácil?

Exemplos de metas de Marketing Digital

Se ainda está um pouco perdido em como começar a definir metas, é hora de conhecer alguns objetivos que podem ser alcançados com o Marketing Digital.

Dentre os mais comuns: aumento de vendas, aumento da retenção de cliente, construção de autoridade da marca, melhorar o ranqueamento nas ferramentas de busca, suporte e atendimento ao cliente e fidelização de clientes são algumas delas.

Mas o seu objetivo e a sua meta precisam ser definidos conforme a sua realidade. Ou seja, o que funciona para o seu concorrente, pode não funcionar para você. Então não adianta apenas replicar o que você vê pelo mercado: analise o que é relevante e necessário para você.

Como identificar o que é tendência ou necessidade para os resultados da sua empresa?

Agora que você já sabe como estabelecer uma meta de Marketing Digital e os tipos de objetivos mais comuns no mercado, vamos trabalhar em como identificar o que realmente faz sentido para sua estratégia.

A sua necessidade é o ponto de partida de sua estratégia; é ela que vai estabelecer qual o objetivo maior da sua empresa e quais metas devem ser abertas para atingi-lo. A necessidade está ligada ao seu core business e como reforçá-lo.

Com o direcionamento adquirido do estudo da sua empresa, do mercado e do comportamento da sua persona, você conseguirá construir sua estratégia levando em conta o que realmente importa (sanar as suas necessidades refletindo positivamente nas suas metas) e estar melhor preparado.

Eu escrevi um conteúdo para o blog da Agência WCK que vai deixar claro como você pode diferenciar uma tendência de uma necessidade. Vou deixar o link aqui para te ajudar ?: Como identificar o que é tendência ou necessidade para os resultados da sua empresa?

* Escrito por Ingrid Schwinden, Community Manager da Agência WCK, parceira estratégica de Marketing Digital para pequenas, médias e grandes empresas.


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O Ciapipe é um CRM de Vendas para pequenas e médias empresas, desenvolvido pela DNA de Vendas uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

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